segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Como extrair o Aúdio d Vídeos e Como converter wave p/ mp3

As vezes, a gente baixa um clipe ou show d alguma banda e, dp de assistir, da aquela vontade d fik ouvindo as musicas sem ter q recorrer ao arquivo de video; soh mesmo pra curtir as musicas enquanto navega na net. Legal neh, mas mais legal ainda eh poder criar um cd personalizado e exclusivo com musicas de shows daquela banda q vc gosta tanto. ;-) Td isso eh possivel com um programinha chamado Virtualdub (http://baixaki.ig.com.br/site/detail6067.htm ou http://www.virtualdub.org/). Esse programa, além de permitir a remoçao do audio (na pratica, o audio nao eh removido do video e sim copiado separadamente), tb permite redimensionar o video, inserir legendas no mesmo, corta-lo em varias partes ou ainda juntar diferentes partes em um soh video. Ou seja, eh um programa completo. Dp eu posso deixar mais umas dicas sobre ele...
Bem, dp q vc instalar o programa, devera aparecer uma tela como essa:

Clica em "Install Handler". Tv dp tb seja preciso clicar em "Run Virtualdub".

Agora sim, vc vai visualizar a interface do programa. Clica em File, Open Video File e seleciona o arquivo de vídeo. Uma vez selecionado o arquivo, ele aparecera na tela do programa.

Agora, vai em File, Save Wave... Aparecerá uma caixinha p vc nomear o audio e escolher onde deseja salva-lo. Clica em Salvar. Se td correr bem, vc vera o audio sendo gerado.

Pronto, vc ja pode ouvir sua musica sem precisar recorrer ao video. Contudo, vale ainda uma outra dica. Se vc prestar bem atençao, o arquivo gerado encontra-se no formato Wave q eh um formato de audio um pouco pesado. O interessante eh converte-lo para mp3, pois alem de manter a qualidade do arquivo ainda diminui consideravelmente o seu tamanho. Para se ter uma ideia, o arquivo gerado enquanto eu montava esse tutorial, tinha 29.575 Kb. Dp q eu passei pra mp3, seu tamanho caiu para 4.018 Kb. Para fazer a conversão wave-mp3 há uma infinidade de programas q vc encontra em sites de download como o baixaqui. O programa q eu uso eh o River Past (http://baixaki.ig.com.br/site/detail13894.htm). Ele eh extremamente facil de usar. Vc vai em browse, seleciona o arquivo fonte e dp clica em converter. Pronto, seu audio mp3 esta criado e vc pode deletar o anterior.

Eh isso aí. Espero q tenham gostado das dicas. Até a proxima.

Nenhum comentário: