domingo, fevereiro 12, 2006

Como fazer Vcd's

Bem, hj em dia eh muito facil fazer um vcd com os videos q vc baixa da net. Ainda me lembro do primeiro vcd q fiz. Fiquei ate umas 2 da manha quebrando cabeça, tentando, ate q na segunda tentativa, deu certo. E finalmente, pude ver os videos do pc na minha tv. Na época, o Nero nao tinha tantas facilidades para criação de vcd's. As versões mais atuais sao praticamente completas e faceis de manusear. Contudo, o Nero ainda apresenta algumas limitações. Nao eh todo tipo de video q ele consegue encodar e, as vezes, o resultado final sai com algum probleminha. Como imagem invertida ou audio e video fora de sincronia. Entao, para garantir a qualidade do vcd eh interessante encodá-lo antes de passar pelo nero, usando o TMPGEnc. Esse programinha, bastante util, apresenta ainda outros recursos interessantes, como a inclusao de audio em qualquer video ou ainda a possibilidade de ajustar a imagem para widescreen ou fullscreen, como nos dvd's. Bem, vou mostrar o passo a passo mais simples para se encodar o video.

1 - Vc pode baixar a versão mais recente do programa no site oficial: http://www.tmpgenc.net/e_main.html. Eh soh ir na seção de download.

2- Quando vc abrir o programa, aparecerá a seguinte tela:Vc pode selecionar qualquer dos 3 formatos de video: NTSC, NTSC Film ou PAL. Normalmente, uso este último q se enquadra bem na resoluçao da TV. Clica em Next.


3 - Na tela abaixo, vc selecionará o video a ser encodado. Vai em video file, browse. O audio sera automaticamente preenchido. Caso vc queira adicionar um audio diferente ou incluir o audio num video sem som, basta clicar audio file, browse e escolher o arquivo d som desejado.


4 - Pode passar pelas telas seguintes sem preocupação, basta ir clicando Next.

5- Na última tela, vc deverá escolher o destino do novo video encodado. Procure escolher uma pasta diferente do arquivo de origem para nao dar erro. Daí, vc pode iniciar o processo imediatamente deixando a opção "Star Encoding Immediately" ou preparar outro video, para ser encodado logo após o primeiro, marcando a opção "Create another project(s)..." e dando Ok.


6 - Finalmente, vc poderá acompanhar o progresso de "encoding". Lembre-se q esse processo nao cria o Vcd em si, mas o prepara para ser criado no Nero. Boa sorte e boa diversão!


By Eden

2 comentários:

Anônimo disse...

Oie Ed.. q bakana vc fazer um blog como esse.. muito bom vc passar um pokinho do q vc sabe pah gent.. :) ..vow sempre dar uma passadinha aki pra saber de novidades viw!.. tu sabia q eu te dolu?..rs *bju!!!

Anônimo disse...

Eden,
Primeiramente parabéns por essa iniciativa de ajudar os outros,bom seria se todos pensassem assim,as coisas de uma maneira geral no mundo estariam bem melhores,mas infelizmente existem os "cabeças ocas"que só pensam em atrapalhar,dificultar,destruir,prejudicar tornando assim um mundo pior para todos e consequentemente para eles.
Amigo,na verdade venho aqui pedir uma ajuda,já a algum tempo estou tentando passar música de um CD(formato wave) para mp3,gostaria de saber se voce poderia me ajudar me informando um programa e a maneira de fazer isso.
Desde já agradecido,
Gui.
gbvbbarros@hotmail.